Desde a década de 1990, com os crescentes mercados de capitais nos países desenvolvidos ocidentais, os investidores exigiram informações financeiras cada vez mais oportunas sobre as empresas listadas, juntamente com o "Enron Incident" que fez um grande espetáculo no mundo e a divulgação das informações contábeis das empresas listadas A questão é atrair cada vez mais a atenção das pessoas. Como resultado, uma onda de melhorar a qualidade da informação contábil é iniciada no Ocidente. Na China, a falsificação de informações contábeis provocou perguntas e preocupação de todas as partes da sociedade sobre a informação contábil divulgada pela empresa.
Embora uma série de medidas governamentais tenham sido tomadas por agências governamentais relevantes, o efeito não é satisfatório. A qualidade da informação contábil é baixa e a distorção da informação contábil não foi fundamentalmente revertida.
Os estudos estrangeiros começam principalmente a partir da perspectiva da economia da informação, demonstrando o papel importante da contabilidade financeira e da informação contábil para tornar economicamente eficiente a economia orientada para o mercado e como entender e avaliar corretamente esses efeitos, de modo a melhorar a eficiência das operações de mercado. Os teóricos domésticos sobre esta questão são principalmente sobre a relação intrínseca da qualidade da informação contábil para discutir os fatores intrínsecos, a falta de um conjunto completo de características teóricas da qualidade do sistema de informação contábil, na prática de problemas de distorção da informação contábil não encontraram uma governança efetiva Método.
Com base no sistema de qualidade das informações contábeis estabelecido pelo FASB e IASC, este trabalho constrói um conjunto de sistemas característicos que está de acordo com as condições nacionais atuais do nosso país, da perspectiva dos usuários de informações contábeis em nosso país e fornece uma análise e explicação, Este documento apresenta as contramedidas para evitar distorções de informações contábeis de seis aspectos: fortalecer a supervisão contábil, esclarecer a definição de direitos de propriedade, acelerar a construção de leis e regulamentos contábeis, melhorar o modo de relatório financeiro, fortalecer a capacitação de profissionais contábeis e implementar a informação contábil.